Ontem resolvi assistir o documentário ‘ The True Cost’,
mesmo já tendo ouvido falar no assunto há um tempo, resolvi apostar, até por
que nunca é demais.
O documentário trata do novo momento da Moda, principalmente
nos Estados Unidos, onde o consumismo é desenfreado (aqui também), causando o
aumento do volume de produção das peças e a necessidade de estar sempre
lançando uma novidade. Enfim, todos nós sabemos que essa era realmente chegou. Marcas
grandes ficando ainda maiores, com peças mais baratas, para chamar a atenção do
consumidor. São lançadas até 52 coleções em UM ano, tudo para que esse sistema
seja alimentado.
Mas o fato é: quem alimenta o Fast Fashion? Nós. Mas nenhuma
vez nos perguntamos como as peças estão tão baratas e como foram produzidas com
tanta rapidez. Quem as produz? O documentário, com muita sensibilidade, nos
mostra que existe um mundo muito maior e muito mais sério por trás das roupas
que vestimos.
Eu, Thayná, sempre acreditei que a roupa deveria ter um fundamento,
e que não teria graça de ser descartada. Por isso, sempre preferi ir atrás de
brechós e feiras, onde de certa forma é possível saber que ela está ali para um
propósito, é única, um achado. Mas confesso não pensar no outro lado da moeda,
ou de estar me preocupando 100% com as condições de vida das pessoas que
fabricam aquilo, que para nós, é mais um prazer. Um erro meu! Que depois só de
um tempo, que parei para pensar.
As condições de trabalho são precárias. Pessoas morrem, não tem nenhum tipo de
benefício e o pior, trabalham mais (muito mais) do que devem e podem, por menos
de 3 dólares POR DIA. É incrível pensarmos que essa situação realmente existe.
O documentário me chamou a atenção e me fez lembrar do novo vídeo lançado pela Box 1824,o ‘The Rise of Lowsumerism’. Aonde o consumismo vem desacelerando, nos fazendo pensar : ‘ Eu realmente preciso disso?’.
A internet nos faz sentir a necessidade de estarmos sendo preenchido o tempo inteiro, com alguma coisa, que não sabemos o que é. É muita imagem inspiradora, é muita imagem que chama a atenção, é muita marca nova. Esse é o intuito. Baumann já dizia em seu livro ‘Identidade’, que nós temos duas identidades, a real e a virtual. Que talvez elas não ‘conversem’ e talvez nem se conheçam, mas elas existem e foram criadas por nós mesmos.
O documentário me chamou a atenção e me fez lembrar do novo vídeo lançado pela Box 1824,o ‘The Rise of Lowsumerism’. Aonde o consumismo vem desacelerando, nos fazendo pensar : ‘ Eu realmente preciso disso?’.
A internet nos faz sentir a necessidade de estarmos sendo preenchido o tempo inteiro, com alguma coisa, que não sabemos o que é. É muita imagem inspiradora, é muita imagem que chama a atenção, é muita marca nova. Esse é o intuito. Baumann já dizia em seu livro ‘Identidade’, que nós temos duas identidades, a real e a virtual. Que talvez elas não ‘conversem’ e talvez nem se conheçam, mas elas existem e foram criadas por nós mesmos.
Uma conscientização de leve não dói. O documentário traz mais um monte de questões que vale a pena a gente se dedicar e prestar a atenção, e elevar nossos pensamentos para aqueles que sofrem pelo nosso prazer.
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