terça-feira, 13 de outubro de 2015

Dose de filme!


Bom, nessa semana consegui assistir dois filmes que estava morrendo de vontade. O primeiro foi ‘Que horas ela volta?’, que de tantos comentários (bons!), fiquei muito curiosa pra saber do que era tratado, quais eram os questionamentos e de que forma eles conseguiram tratar assuntos relevantes para a nossa cultura de forma sensível. E bingo! Esse realmente foi o meu sentimento: sensibilidade. 



Sensibilidade para encarar um tema que não parece tema, é REAL! O quanto ainda estamos presos em uma cultura de subordinação e ostentação, ou de nos tornarmos tão dependentes de serviços alheios que não vemos que estamos tratando de PESSOAS e não de máquinas.

Onde pessoas tem sentimentos, tem suas vidas além do trabalho, tem desejos e principalmente sonhos. O personagem de Jéssica, filha da atriz principal Val interpretada por Regina Casé, veio na trama como um personagem tão revolucionário que chega a ser perturbador.

Assim acontece em ‘Dope’, o meu segundo filme da semana. Confesso que fiquei atraída pela fotografia e principalmente pelo figurino, que traz a Califórnia dos anos 1990 e 2000, cultura musical e um roteiro de ‘chorar’ de tanta pesquisa e informação.



Dope fala sobre a vida de três amigos geeks, que diferente dos jovens de seu bairro (periferia), sonham em entrar para a faculdade e não viver no crime. Só que ao andar dos acontecimentos do filme o grupo, de dois meninos e uma menina, se envolvem em um esquema de drogas e ‘diversão’ com um dos chefões do bairro, e ali, resolvem dar voz a seus personagens com força e muita atitude. De nerds sem vontade própria,  o filme mostra como a sociedade os molda, mesmo sem querer e os tornam capazes de lutar pelo o que querem, sem medo.


É sensível e interessante pensar que a juventude corrompida acontece no mundo todo, e é capaz de tornar pessoas mais fortes, e isso continua sendo um tema para discussão, assim como as questões raciais. Acho que estamos no caminho certo pessoal, libertador e devastador. Vamos que vamos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário