segunda-feira, 11 de maio de 2015

Dica rápida de planejamento de viagem: Instagram!

Para muitos, planejar parece ser muito difícil. Falta inspiração, falta ‘saco’ e falta informação. É por isso, que muitos acabam optando pelas agências de turismo ou pacotes de viagem (olá Hotel Urbano!). Sempre fui um pouco contra essas viagens já programadas, que você fica meio presa, sabe?

Quando estava começando a planejar a minha viagem pelos Estados Unidos -Califórnia e Nova York- no começo desse ano, logo me inscrevi no site ‘Couchsurfing’, plataforma de hospedagens grátis pelo mundo inteiro, uma rede compartilhada de boa vontade de pessoas que abrem suas portas para receber aquele ‘surfer’ que não pode pagar por um hotel, por exemplo. Mas a minha ideia inicial não era me hospedar, mas sim, participar de grupos onde eu pudesse pedir dicas ‘não-turísticas’ desses lugares. Alguns no grupo me criticaram por ser turista e não querer turistar. Aí é que está o problema:
Quem disse que conhecendo lugares mais locais você não está turistando? Mas acabou dando certo!

A minha vontade desde o início era pesquisar. Gastronomia, arte, moda e comportamento, foram essas as minhas buscas, além de claro, a realização pessoal. Sempre fui de me perder nos lugares para descobrir coisas.

Iniciando as buscas percorri por sites e aplicativos que pudessem me ajudar. O Instagram foi um deles. Comecei a dar print nas fotos de blogueiras ou pessoas aleatórias que eu seguia e que moravam por Nova York e Califórnia (modelos, jet setters etc). E comecei a pensar em que aquilo era muito raso nas minhas pesquisas, e pensei em como as hashtags (#) poderiam me ajudar nessa busca. E vou te falar, foi um dos melhores insights que eu já tive. Usar a # não e só para ganhar mais likes ou mais seguidores, é você poder pesquisar e se aventurar no mundo do outro!
Comecei me perguntando: Quem são essas pessoas? Quais bairros frequentam? Por onde andam? Onde compram? Onde comem? O que consomem? Perguntas que podem facilitar e esclarecer a sua pesquisa, tendo como ponto fundamental, o foco da sua busca. 




                         



















Uni Instagram, Youtube, Couchsurfing, Pinterest e até mesmo algumas dicas do Airbnb e, assim, dei sequência ao meu roteiro de brechós e ‘coisas legais e interessantes para descobrir’.

Acho interessante não focar em coisas já cansadas de se ver pelas redes sociais ou fotos de lugares conhecidos, e que você tem certeza que estará no seu roteiro, como a Torre Eiffel, por exemplo. Por que não unir o turístico, há algo que pode te trazer uma visão diferente e mais ‘local’ do lugar em que você está visitando?

Parece difícil, mas não é. Abra o seu Instagram e abuse e use das #’s e tenha uma viagem proveitosa e cheia de novidades para contar!


 Nunca pare de ‘printar’, unir a imagem à vontade, é sempre bom na hora de planejar a sua viagem. Afinal, quem é que não sente curiosidade ao ver uma foto de um prato lindo ou de um lugar incrível, que você não sabia que existia? E sabe o 'search' no Instagram? Não esqueça dele. Afinal, ele mostra o que as pessoas perto de você ou que você segue estão curtindo também! :)

Boa viagem!Bom... se precisar de ajuda, é só falar! ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário