terça-feira, 12 de maio de 2015

'Entre Abelhas'

Ontem, assisti o filme 'Entre Abelhas' por Fábio Porchat. Confesso ter ficado um pouco insegura quanto ao enredo, com medo de ser mais um a la Porta dos Fundos. Mas me enganei seriamente e saí de lá encantada com o filme, que além de ser inteligente, foi super bem escrito e com uma dose certa de humor, como não poderia faltar, né?

Mas não sei só se fui eu, mas saí com alguns porquês. Acho que foi natural, já o filme já acaba te dando esse 'abacaxi' para segurar. Como se ele te dissesse: Vai pensar um pouquinho vai!

Então pensei, pensei e pensei e não havia entendido o porquê dessas pessoas terem desaparecido para ele. E fui criando versões na minha cabeça, como: as pessoas foram perdendo o significado para ele, ele estava pensando mais nele do que nos outros se tornando o seu próprio problema. 

E hoje, logo pela manhã, quase agora (sim, eu parei tudo para escrever aqui!), que lendo o livro Identidade do Bauman, me deparei com uns dizeres, que felizmente, me ajudaram e MUITO a entender o que então se passava no filme, ou pelo menos eu acho (risos).

"Erving Goffman tentou reunir um inventário dos estratagemas daquilo que chamou de 'desatenção civil' - a grande quantidade de pequenos, mas intrincados, gestos e movimentos invisíveis aos quais todos nós trivialmente recorremos quando, de alguma forma, nos vemos entre desconhecidos, e que sinalizam nossa intenção de permanecermos isolados, não envolvidos, na companhia de nós mesmos."




Acho que me ajudou um pouco a entender. Para quem não assistiu, vale a pena! Se você já assistiu, o que achou?

Nenhum comentário:

Postar um comentário